A micropigmentação é um procedimento estético não invasivo que introduz pigmentos na pele para camuflar áreas específicas, sendo uma grande aliada para resultados satisfatórios no transplante capilar. Conhecida pela sigla inglesa SMP (Scalp Micro Pigmentation), a técnica é definitiva, mas realizada de forma mais superficial que uma tatuagem, utilizando agulhas e equipamentos que conferem um resultado mais delicado. Desta forma, o pigmento vai esmaecendo com o passar do tempo, podendo a SMP ser repetida novamente.
É importante enfatizar que o pigmento utilizado deve ser autorizado pela ANVISA, como classe 3. Atualmente, a sua fabricação está incluída na classe de medicamentos, na qual a sua formulação é analisada e controlada pela “Norma de Boas Práticas de Fabricação”. Este detalhe técnico é importantíssimo para que não ocorram alterações nas cores, como converter-se ao azulado ou esverdeado, o que invariavelmente acontece com as tatuagens em couro cabeludo.
Os pigmentos podem ser selecionados conforme a cor do cabelo do paciente, com cinco tons de tinta disponíveis que podem ser misturados no momento do procedimento, garantindo uma melhor individualização da cor para cada paciente. Pessoas com cabelos grisalhos ou que futuramente ficarão grisalhos não precisam se preocupar, pois a técnica proporciona um resultado natural, aumentando a impressão de mais fios, mesmo que sejam brancos ou grisalhos.
A micropigmentação é realizada na sala de procedimentos do Centro Pilos, sem necessidade de anestesi. As situações mais comuns para SMP incluem:
- Camuflar áreas do couro cabeludo onde não foi possível realizar o transplante;
- Camuflar áreas que já foram transplantadas, mas onde ainda é visível o couro cabeludo (visualiza-se “o fundo da piscina”);
- Camuflar cicatrizes no couro cabeludo, de cirurgias prévias.
Em outubro de 2024, o Centro Pilos inicia uma parceria com a Dra. Mary Matsuda, uma profissional reconhecida internacionalmente como exímia micropigmentadora. Dra. Mary é frequentemente convidada para palestras, cursos e demonstrações tanto no Brasil como no exterior, com 28 anos de experiência nas mais diversas indicações (couro cabeludo, corpo, cicatrizes, etc.).
Como parte dessa parceria, nossa enfermeira Cristiane está habilitada a realizar esse procedimento nos pacientes já operados pelo Dr. Henrique ou que venham de outros cirurgiões ou mesmo que procuram diretamente a micropigmentação.