• 21.99313-4059 | info@pilos.com.br | WhatsApp: 21.96484-7622

Dr. Henrique

O cirurgião plástico Dr. Henrique N. Radwanski formou-se no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Santa Casa do Rio de Janeiro, Enfermaria 38) em 1993. Desde 1996, vem se dedicando à cirurgia da restauração capilar, tanto em casos estéticos como reparadores. Foi assistente direto de Ivo Pitanguy, sendo o responsável pelo Setor de Restauração Capilar da famosa Clínica Pitanguy. Em 2001, criou o Centro Pilos, pioneiro no Rio de Janeiro na moderna cirurgia de transplante de cabelo, por acreditar que esta especialidade cirúrgica merecia uma clínica totalmente dedicada ao assunto. Dr. Henrique vem realizando, desde então, a arte e a técnica do transplante de unidades foliculares, seja pelo método tradicional (retirada de fuso de pele ou FUT), seja pela extração das unidades foliculares (FUE: follicular unit excision).

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica | SBCP desde 1997, Dr. Henrique foi regente do Capítulo de Restauração Capilar por quatro anos. Participa ativamente da Associação Brasileira de Restauração Capilar | ABCRC desde sua fundação em 2004. Atualmente, é seu Diretor Científico. Dr. Henrique é membro da International Society for Hair Restoration Surgery | ISHRS, principal sociedade mundial de cirurgia capilar, desde 2003. Também faz parte da International Society for Aesthetic Plastic Surgery | ISAPS e da Associação de Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy | AExPi (da qual foi presidente de 2013 a 2014).

Dr. Henrique atende, em seu consultório em Botafogo, casos de calvície masculina e feminina, mulheres com testa alta, pacientes com sobrancelhas ralas, falhas em barba e os mais diferentes casos de cicatrizes em couro cabeludo. Também tem larga experiência na correção de transplantes mal realizados.

O Brasil é reconhecidamente um dos mais avançados países na cirurgia plástica, e isso se reflete no transplante capilar: alguns dos mais prestigiados especialistas encontram-se aqui. Dr. Henrique tem muito orgulho de pertencer a este seleto grupo.

Dr. Henrique N. Radwanski

CURRÍCULO

Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica | SBCP desde 1997, Dr. Henrique N Radwanski também pertence a outras sociedades: International Society of Hair Restoration Surgery | ISHRS (desde 2003), International Society for Aesthetic Plastic Surgery | ISAPS, Associação Brasileira de Restauração Capilar | ABCRC (desde sua fundação em 2004), Associação de Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy | AExPi (da qual foi presidente de 2013 a 2014).

Como filho de diplomata, fez sua formação primária e secundária em diversos países. Fala fluentemente inglês, francês e espanhol.

Seus estudos universitários foram no Rio Grande do Sul, onde se formou médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria [1982-1987]. Retornou ao Rio de Janeiro para fazer sua residência em cirurgia geral, no Hospital do Andaraí [1988-1989]. Depois ingressou no Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da PUC-RJ (Serviço do Prof. Pitanguy) em 1990.

Desde 1993, participa do antigo Serviço de Cirurgia Plástica do Prof. Ivo Pitanguy (hoje Instituto Ivo Pitanguy), como professor assistente na 38ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Em 1995, Dr. Henrique começou sua especialização na cirurgia da calvície, visitando os pioneiros nesta área no país: Drs. Munir Cury e Carlos Oscar Uebel. Desde então, vem desenvolvendo sua própria metodologia em transplante capilar nos casos tanto estéticos como reparadores. Em 1997 apresentou um trabalho inédito (“Uso de Transplante Capilar na Correção da Alopecia Cicatricial”) ascendendo então ao grau de Membro Titular da SBCP.

Em junho de 2004, participou (com duas apresentações) do 1º Congresso da Sociedade Brasileira da Cirurgia da Restauração do Cabelo. Este evento inaugural reuniu os mais importantes especialistas nesta área, na cidade de Recife.

Ingressou na ISHRS em 2003, após participar do 9o Congresso em Chicago (2002). Em 2004 apresentou dois trabalhos científicos durante o 11° Congresso da ISHRS na cidade de Vancouver, Canadá. Desde então, participou dos Congressos da ISHRS em Las Vegas (2007), Amsterdã (2009), Bahamas (2011), São Francisco (2013), Chicago (2015) e Praga (2017).

No Brasil, Dr. Henrique participou de todos os Congressos da SBCP nas mesas redondas de Cirurgia da Calvície desde 2001. Foi regente, por quatro anos, do Capítulo de Cirurgia da Calvície da SBCP (2012-2015). Este cargo é de grande responsabilidade, pois cabe aos regentes a coordenação de sua subespecialidade (redação de normas, planejamento do curso anual, colaboração na implementação de documentos como o termo de consentimento).

Por interesse pessoal, em 1998 fez o curso MBA – Saúde na COPPEAD, prestigioso instituto de administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nos anos de 2013 e 2014, foi o presidente da Associação dos Ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy, liderando o grupo de ex-alunos de uma das mais importantes escolas de cirurgia plástica do mundo, promovendo workshops e planejando encontros deste seleto grupo de cirurgiões plásticos.

Em 2011, junto com Drs. Tony Ruston e Ricardo Lemos, lançou o primeiro livro técnico brasileiro sobre restauração capilar: Transplante Capilar: Arte e Técnica.

Atualmente Dr. Henrique é editor-chefe da revista eletrônica científica O FOLÍCULO, que publica trabalhos dos membros da ABCRC.

Em agosto de 2016, Dr. Henrique foi o presidente do VI Congresso da ABCRC, na cidade de Curitiba, sob a presidência do Dr. José Cândido Muricy.

DIPLOMAS

Sociedades e Associações