Considerações gerais

Veja a simulação 3d do procedimento.

As técnicas cirúrgicas atuais para a correção da calvície oferecem resultados considerados muito naturais. Segundo a A.S.A.P.S. (American Society of Aesthetic Plastic Surgery) dos EE.UU., o transplante de cabelo tornou-se o procedimento mais realizado na população masculina na América do Norte. No Brasil, notamos um aumento na população com calvície, procurando uma restauração natural e permanente, reconhecimento que estamos distantes da época da cirurgia que resultava na aparência "cabelo de boneca".

A procura vem aumentando à medida que a população percebe a excelência dos resultados, e os profissionais vão adotando os procedimentos mais avançados e corretos.

Atualmente as técnicas diferem dos métodos empregados até alguns anos atrás, quando se transplantavam tufos de cabelo, com a utilização de aparelhos grosseiros, tipo "hand engine". Por deixar marcas grosseiras da cirurgia (centenas de cicatrizes na área doadora e aspecto de tufos na área implantada), esta abordagem vem sendo condenada pelos especialistas.

Damos um alerta: as Sociedades de Cirurgia Plástica e de Dermatologia condenam o uso do aparelho "hand engine"! Profissionais e clínicas estão ludibriando a população dizendo que fazem técnica FUE quando na verdade estão utilizando aparelhos ultrapassados, causando danos irreversíveis ao paciente. (http://www.abcrc.com.br/index.php/2016/ 06/23/nota-de-esclarecimento-a-populacao-presidencia-da-abcrc/)

A SOBRANCELHA

A restauração cirúrgica da sobrancelha (ou supercílio, nome técnico) é razão frequente de consulta ao especialista em transplante capilar, pois somente este cirurgião terá habilidade e conhecimento para abordar  esta delicada estrutura anatômica. Entretanto, nem todos os especialistas se interessam em transplantar a sobrancelha, uma vez que o procedimento é bastante minucioso e demorado. Dr. Henrique tem ampla experiência com a restauração do supercílio, tanto em casos estéticos como em situações reparadoras.


As causas de destruição ou falhas nas sobrancelhas são:

  • • Excessiva retirada de pêlos na adolescência
  • • Trauma por acidente ou cicatriz de cirurgia prévia
  • • Queimadura ou radioterapia da região
  • • Pouca densidade (por herança familiar)

Muitas vezes, a paciente (pois na grande maioria, trata-se de mulheres) chega ao cirurgião depois de anos de tentativa de restaurar os pêlos com tratamento tópico (pomadas, loções etc.), que não oferece nenhum resultado. É comum, inclusive, o recurso da micropigmentação (tatuagem) o que vai dificultar o procedimento cirúrgico. Não se deve submeter-se à tatuagem por dois motivos: o pigmento sempre altera de cor com o passar dos anos, e o formato da sobrancelha será definitivo.


Na consulta para avaliação das sobrancelhas, o Dr. Henrique irá abaordar os seguintes aspectos:

  • 1. O cabelo a ser transplantado será sempre da própria paciente
  • 2. A única região doadora possível é o couro cabeludo. De onde sair o tecido para o preparo dos enxertos, ficará uma discreta cicatriz linear (ie. uma linha fina de cicatriz)
  • 3. Os cabelos transplantados crescerão com as mesmas características do local de origem, portanto terão que ser aparados, a cada 7 – 10 dias aproximadamente. Por esta razão, evita-se pacientes com cabelos excessivamente crespos
  • 4. O cirurgião tentará transplantar a maior densidade possível, fazendo numa única cirurgia toda a quantidade necessária. Entretanto, uma 2ª. sessão poderá ser desejada para complementar eventuais falhas

 

Alguns pontos técnicos são importantes de serem compreendidos:

  • 1. O cabelo será transplantado com sua raiz, chamada de folículo. O preparo dos enxertos foliculares será realizado por auxiliares do Dr. Henrique que foram treinadas por ele. Microscópios cirúrgicos são usados para a dissecção das unidades foliculares, trabalho minucioso e delicado. Sendo a técnica fio-a-fio, não há nenhum risco de ficar com aspecto “cabelo de boneca”
  • 2. Os enxertos serão posicionados nas sobrancelhas mediante agulhas muito finas; não haverá nenhuma cicatriz no local transplantado
  • 3. Cada enxerto será transplantado com a inclinação correta, para que o futuro fio tenha o mesmo caimento dos pêlos da sobrancelha
  • 4. Como os enxertos terão fios longos (de aproximadamente 2 cm), o resultado final já será aparente ao final do procedimento

A cirurgia é realizada com anestesia local. Caso a paciente deseje ser operada com uma sedação (ie. dormindo), isso exigirá a presença de uma médica anestesista e um ambiente de clínica. Entretanto, é possível realizar o procedimento com a paciente acordada, já que o desconforto é mínimo. Sendo assim, a cirurgia poderá ser efetuada no próprio consultório do Dr. Henrique.