Eventos que contaram com a participaÇÃo do Dr. Henrique Radwanski

 


VI Congresso da ABCRC


Dr. Henrique foi convidado pelo Dr. Muricy (atual presidente da ABCRC), para ser o Chairman do VI Congresso da ABCRC, a ser realizado na cidade de Curitiba. Pela qualidade de palestrantes nacionais e estrangeiros, este evento deverá ser - na verdade - um encontro internacional dos mais importantes especialistas da restauração capilar.

Clique aqui e acesse o site do evento.






Eventos no Ano de 2015



Dr. Henrique participou de muitos eventos científicos no ano de 2015.

Em abril, foi o convidado especial da 31a. Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica, proferindo a aula do PEC (Programa de Educação Continuada) sobre o tema "Diferentes e Variadas Indicações para o Transplante Capilar".



O Workshop da ABCRC "Do Básico ao Avançado" ocorreu em maio na cidade de São Paulo, onde Dr. Henrique participou de 3 meses redondas e fez 3 apresentações. Durante a Reunião de Diretoria da ABCRC, falou como Diretor de Comunicação sobre o Jornal O Folículo, do qual é Editor Chefe, e sobre a coordenação do site da nossa Associação.





Em Munique, na Alemanha, teve encontro de coordenação com Dr. Joackim Finckestein, sobre a organização do 1o. Encontro Alemanha-Brasil de Cirurgia Plástica, que ocorrerá em abril deste ano.







Participou do 22o. Encontro dos Ex-Alunos do Prof. Pitanguy, no Rio de Janeiro, podendo apresentar aos colegas sua experiência no ensino do transplante capilar no Serviço da Santa Casa - RJ.





Mais um evento da ABCRC teve a participação do Dr. Henrique: o Workshop de FUE, em Goiânia.





No 52o. Congresso da SBCP, Dr. Henrique coordenou, como Regente do Capítulo de Restauração Capilar, o Curso Anual.





Dr. Henrique e o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. João Morais Prado Neto





Como Diretor Científico do Instituto Ivo Pitanguy, Dr. Henrique recebeu - na Clínica Ivo Pitanguy - o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. João Morais Prado Neto, convidado para proferir aula magna aos médicos residentes. Na ocasião, o livro TRANSPLANTE CAPILAR: TÉCNICA E ARTE foi presenteado e autografado.



22º Congresso da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética (ISAPS)





Dr. Henrique participou do 22o. Congresso da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética (ISAPS), no Rio de Janeiro. Com duas apresentações (sobre transplante de sobrancelhas e a reconstrução da linha capilar para correção das falhas consequentes de um lifting facial) e uma presidência de Mesa Redonda, ficou muito satisfeito de poder estar incluido na elite da cirurgia plástica mundial.

Na ocasião, recebeu um livro autografado das mãos de seu grande amigo de transplante capilar, Dr Afonso Barrera, dos EE.UU.

Esta obra é considerada um dos principais livros na literatura médica sobre o assunto.





31ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica - Aula do PEC


31ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica - Aula do PEC
31ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica - Aula do PEC




Dr. Henrique visita Dr. Jim Harris




Aproveitando minhas férias no Colorado, visitei meu colega Dr. Jim Harris em Denver. Pude vê-lo fazendo uso do aparelho SAFE, em que punches não-cortantes são usados (ao contrário da maioria dos cirurgiões, que usa punches cortantes). Achei também interessante usar o FUE mantendo os cabelos do paciente longos.

Dr. Harris é um dos pioneiros do procedimento FUE, e vem desenvolvendo o Sistema Artas, um robô que é programado para retirar as unidades foliculares. Veja este link: http://www.artashair.com/



Reunião da AExPI durante o 50º Congresso da SBCP





Prezados colegas,

Nossa Associação teve um importante espaço na programação do 50o. Congresso da SBCP. Com a presença do Prof. Pitanguy, mais de 60 ex-alunos e residentes puderam compartilhar - por 2 horas - de momentos de recordações e reflexões sobre nossa Escola.

De maneira muito informal e calorosa, ouvimos apresentações dos Drs. José Horácio (presidente da SBCP), Ewaldo Bolivar (fundador da AExPI), Sérgio Carreirão, Níveo Steffen (diretor científico da SBCP), e dos residentes de 3o. ano, Gonzalo e Ana Carolina.

Marcelo Siqueira, tesoureiro, fez breve comentário sobre a situação financeira positiva da nossa associação, mas enfatizando o grande número de membros inadimplentes. Bárbara Machado, secretária, nos falou sobre os workshops já realizados pela diretoria e os próximos eventos planejados para 2014. Raul Gonzalez, diretor científico, fez uma apresentação sobre o novo Boletim de Cirurgia Plástica, que já está na internet, agora em versão digital.

Convidamos todos os associados que visitem o site e façam seus cadastros (http://www.indexa.com.br/index.php/boletim_pintaguy). Enviem seus trabalhos científicos, pois somente uma Escola com sólido anteparo científico é que pode difundir seus conhecimentos.

Agradeço à todos que fizeram desta reunião um congraçamento da nossa Escola e do nosso mestre e querido Prof. Pitanguy.

Henrique N Radwanski, presidente


3º WORKSHOP AExPI


III Workshop da AExPI
O tema do III Workshop da AExPI, realizado no sábado 5 de abril no Auditório da 38a. Enf. da SCM, foi Implantes mamários. Sob coordenação de Wanda Elizabeth, os tópicos escolhidos foram aqueles que mais interessam ao cirurgião em formação: evolução dos implantes mamários, planejamento e escolha do implante, complicações, uso em cirurgia reparadora e metodologia cirúrgica. Pelo número de participantes (quase 50 residentes inscritos), podemos afirmar que o evento atingiu plenamente sua finalidade: integrar a associação dos ex-alunos ao ensino da cirurgia plástica.

Tivemos os seguintes associados como palestrantes: Carlos Alberto Jaimovich, Henrique Cintra, Wanda Elizabeth, Bárbara Machado, José Faria Sobrinho e Arnaldo Miró. Os colegas Sérgio Carreirão e João Medeiros participaram como moderadores de debate.

Ao final, na presença do Prof. Pitanguy e do Prof. Ramil Sinder, a AExPI prestou homenagem ao Dr. Claudio Rebello, pela sua luta incansável em prol dos implantes mamários.
Nossos mais sinceros agradecimentos aos colegas docentes, em especial Dr Miró que, com espírito magnânimo, deslocou-se de Curitiba para prestigiar sua escola. Também agradecemos à Silimed, parceira infatigável da cirurgia plástica brasileira.

Antecipamos que, em data ainda a ser escolhida, faremos no 2o. semestre nosso último Workshop, coordenado pelo Raul Gonzalez, e cujo tema será Cirurgia dos membros inferiores e região glútea.

Forte abraço e até o próximo Encontro

Henrique N Radwanski
Wanda Elizabeth


III Workshop da AExPI
Antoine Robert, Margaret Figueiredo e Henrique N. Radwanski
III Workshop da AExPI
Barbara Machado, Arnaldo Miró, João Medeiros e Sérgio Carreirão
III Workshop da AExPI
Ramil Sinder e Wanda Elizabeth
III Workshop da AExPI
Nosso Mestre Pitanguy acompanhado de Claudio Rebello e Gisela Pitanguy






5º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIA DE RESTAURAÇÃO CAPILAR


5o. Congresso da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar ABCRC








Na próxima semana ocorrerá o 5o. Congresso da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar ABCRC.
Dr. Henrique foi convidado para fazer quatro apresentações, e ainda será moderador de uma mesa redonda.
Este evento será muito prestigiado com a presença de vários especialistas estrangeiros, além de contar com a participação dos mais importantes cirurgiões capilares brasileiros.
Numa próxima comunicação, farei um relato desta reunião científica.




AExPI REALIZA SEU 1º WORKSHOP NA STA. CASA



Nos dias 13 e 14 de junho a Associação dos Ex-alunos do Prof. Pitanguy, da qual sou atualmente o presidente, promoveu seu 1o. Workshop. O assunto abordado foi "Avanços no Transplante Capilar." Este evento tinha, como propósito, dar aos médicos em formação (ie. residentes) uma visão atualizada desta especialidade.

Na 6af. de tarde, as atividades foram aulas didáticas, no Auditório da 38a. Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. No sábado, de 8 - 13 hs, foram transmitidas cirurgias para os participantes, com uso de microfone para transmissão de comentários dos cirurgiões e perguntas da plateia.

As cirurgias demonstrativas foram desempenhadas pelos Drs. Márcio Crisóstomo (formado em nossa Serviço em 2003) e Ricardo Lemos (presidente da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar). Ambos são membros da ISHRS.


Drs. Henrique e Raul Gonzalez juntos com os residentes


Drs. Ricardo Lemos, Henrique e Márcio Crisóstomo no centro cirúrgico da 38a. Enf. da SCM-RJ
 




WORKSHOP ABCRC - Restauração Capilar: do básico ao avançado


WORKSHOP ABCRC - Restauração Capilar: do básico ao avançado

Mais informações: www.abcrc.com.br/eventos/




WORKSHOP MADRI


O 2º. Mediterranean Workshop foi realizado na Clínica Medilor, em Madri, e ocupou-se exclusivamente sobre o tema FUE. Éramos 45 participantes, de 25 diferentes países.

A extração de unidades foliculares (sigla em inglês: follicular unit extraction) é um método alternativo para retirar folículos individualmente da área doadora sem a necessidade de uma incisão (ie. um corte na pele do couro cabeludo).

Os três dias de treinamento em Madri serviram como um ensino intensivo nesta técnica, onde todos os participantes puderam fazer perguntas e assistir a um total de 15 procedimentos. Minha impressão é que o procedimento FUE terá ótima indicação em alguns pacientes, e portanto estarei iniciando meu treinamento neste procedimento, fazendo o planejamento de acordo com cada caso e sua necessidade.

A 1a. vantagem da técnica FUE é que o desconforto no pós-operatório é menor (ie. menos dor nos 1os. dias após a cirurgia) uma vez que usa-se um extrator de menos de 1 mm. Estes pequenos orifícios realmente não causam dor. Por isso mesmo, a interrupção de exercícios e atividades esportivas é mais reduzida (menos de 5 dias). A ausência de uma cicatriz também pode ser considerada uma vantagem, se o paciente pretende usar seu cabelo curto. Finalmente, a técnica FUE não necessita de ambiente de clínica, já que não é necessário fazer uma sedação endo-venosa (ie. o paciente fica acordado o tempo todo), mas apenas uma anestesia local.

Depois de retiradas, estas unidades serão transplantadas, exatamente como no método tradicional.


Com um pequeno "punch"(ie. extrator)
de menos de 1 mm as unidades foliculares
são retiradas individualmente.







Por outro lado, existem algumas desvantagens:

1] o processo de extração de cada unidade é mais longo, por isso a quantidade de folículos retirados é bem menor se comparado com o método tradicional (ie. remoção da tira de pele)

2] o cirurgião é o responsável pela retirada de cada unidade, portanto o FUE exige muito mais trabalho do cirurgião, refletindo no orçamento por unidade folicular

3] a extração individual pode causar uma transecção do folículo (ie. ele pode se romper), portanto não é possível assegurar que cada unidade folicular extraída poderá ser aproveitada. Cada paciente tem características próprias, consequentemente existe maior - ou menor - facilidade dependendo das características dos seus folículos

4] é necessário fazer a raspagem total do couro cabeludo na área doadora; em casos menores, apenas uma faixa de pele será raspada, ficando coberta pelo cabelo mais longo acima da faixa


Dr. Henrique com Dra. Ximena Vila (coordenadora do Workshop junto com Dr. Lorenzo)




20º Congresso da ISHRS



O Annual Meeting da ISHRS foi realizado nas Bahamas no mês de outubro. Este é o mais importante evento científico sobre transplante capilar, e teve a maior participação de membros em toda sua história. Mais de 700 congressistas assistiram a quatro dias de apresentações, meses redondas, palestras e reuniões.
Dr Henrique foi destacado como um dos moderadores, recebendo elogios pela sua atuação. Também foi convidado a ser um dos três membros que farão o resumo oficial do evento, e que será publicado na próxima revista do Forum da ISHRS.
Aqui estão alguns colegas, reconhecidos como líderes na especialidade de transplante capilar, com quem Dr Henrique pôde trocar experiência e ideias.



Dr. Henrique com Dr. Bob True e Dr Ruston


Dr. Henrique com Dr. Paco Jimenez, coordenador geral do Congresso


Dr. Henrique com seus colegas editores do 1º livro brasileiro junto ao Dr. Walter Unger, autor do mais renomado livro de transplante capilar "Hair Transplantation"


Dr. Henrique com Dr. Bobby Limmer, pioneiro da cirurgia de unidades foliculares


Dr. Henrique com Dr. Jeffrey Epstein, de Miami


. Henrique com Dr. Martin Unger, do Canadá




XIX ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO PROF. IVO PITANGUY


Dr. Henrique e Prof. Pitanguy Nos dias 4 – 6 de outubro, na linda e charmosa cidade de Lisboa, aconteceu mais um encontro da AExPI (Associação dos ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy). Ao longo destes dias, Dr Henrique pode rever alguns dos seus queridos colegas. Também participou da agenda científica, com uma palestra.
No final do evento, Dr Henrique foi votado, por aclamação, como novo Presidente da AExPI para o biênio 2013-2014. Junto com sua diretoria, pretende dar continuidade à Escola Ivo Pitanguy, fomentando uma união entre os mais de 500 ex-alunos que treinaram no Serviço de Cirurgia Plástica do Prof. Pitanguy. São cirurgiões plásticos espalhados por mais de 42 países, todos comungando da mesma filosofia: praticar a boa medicina, em prol do paciente.


. Henrique e Dr. Liacyr Ribeiro, atual Presidente da AExPI


Dr. Henrique proferindo sua palestra


Dr. Henrique e Dr. Sérgio Carreirão


Dr. Henrique e Dr. Francesco Mazzarone


Dr. Henrique e Dr. Carlos Uebel


Dr. Henrique e Drs. Leandro Pereira e Carlos Alberto Porchat


Dr. Henrique e Dr. Isaac Rocha Furtado

Voltar ao topo



Mutirão de escalpelados do Amapá



A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica realizou no mês de maio, e de novo em agosto, o Mutirão do Escalpelamento, na cidade de Macapá. Este trabalho voluntário, organizado pela Secretaria de Saúde do Governo do Amapá, com apoio da Defensoria Pública da União, contou com a participação de mais de 40 cirurgiões plásticos brasileiros. Com a intenção de reparar os grandes defeitos resultantes de acidentes de barcos na região norte o país, cirurgiões especialistas em cirurgia reparadora deslocaram-se com seus médicos residentes para ajudar estas vítimas a recuperar seu couro cabeludo, e assim sua auto-estima, podendo voltar a conviver na sociedade. Dr. Henrique realizou vários procedimentos de expansão cutânea e transplante capilar nestas mulheres mutiladas. Em muitas delas, ele observou que o remanescente capilar era tão escasso que apenas seria possível uma reconstrução dos supercílios. Mesmo assim, ele sentiu o quanto estas pacientes ficaram agradecidas ao grupo de médicos voluntários. Este trabalho continuará em eventos futuros.



Dr. Henrique com a equipe do mutirão

Voltar ao topo



v workshop de restauração capilar



No mês de julho, a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar [ABCRC] promoveu o V Workshop na cidade de São Paulo. Dr. Henrique colaborou ativamente, uma vez que ele compõe a atual Diretoria como Vice-presidente. Neste evento, os mais conhecidos especialistas nacionais em transplante capilar discutiram seus casos, suas técnicas e seus resultados. Um total de 80 médicos participaram do encontro. Dr. Henrique destacou, em três apresentações, sua experiência no ensino desta especialidade, seus casos de cirurgia reparador do couro cabeludo, e o transplante nas mulheres que apresentam deformidades após um lifting facial.


Dr. Arthur Tykocinski com Dr. Henrique


Dr. Henrique com seus colegas Drs. Maria Angélica Muricy Sanserverino e José Cândido Muricy


Voltar ao topo



LANÇAMENTO DO LIVRO: TRANSPLANTE CAPILAR: ARTE & TÉCNICA


O 1º. livro médico brasileiro sobre a cirurgia de restauração capilar foi lançado em duas ocasiões: durante o 48º. Congresso da SBCP e na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica 2012. Esta obra conta com a participação dos mais renomados especialistas nacionais: tanto dermatologistas como cirurgiões plásticos. O livro foi concebido e organizado pelos Drs. Henrique N Radwanski, Ricardo Lemos e Antônio Ruston. Seu conteúdo cobre todos os aspectos clínicos e cirúrgicos desta fascinante especialidade, com extensa ilustração por desenhos e fotografias.

Á seguir o prefácio do livro, de autoria do Prof. Ivo Pitanguy
Em nosso país, a cirurgia da restauração capilar, seja para recompor a fisionomia do paciente portador de alopecia androgenética, seja para corrigir cicatrizes no couro cabeludo, está inserida no universo da cirurgia plástica. Por muitos anos, esta especialidade ficou à margem de nossa prática diária, sendo realizada – na maioria das vezes – por profissionais com formação inadequada, dando como resultado uma aparência pouco agradável. Lembro-me bem da fase dos punches, depois vieram os retalhos pediculados, e finalmente os micro-enxertos. Quando muito, o paciente contentava-se com um maior volume de cabelo, mas os resultados deixavam muito a desejar. Foi então que alguns poucos colegas aperfeiçoaram seu treinamento e formaram uma equipe especializada na dissecção microscópica das unidades foliculares, caracterizando a era moderna do transplante capilar. Com a técnica correta, é possível hoje mimetizar a natureza, restaurando o cabelo com aspecto absolutamente natural.
É dentro do espírito de passar adiante seus conhecimentos que os autores Henrique N Radwanski, Ricardo Lemos e Antonio Ruston propuseram-se a editar esta obra, TRANSPLANTE CAPILAR: ARTE E TÉCNICA. Reunindo os mais renomados cirurgiões brasileiros que dedicam-se à esta especialidade, o livro apresenta, de forma didática e bem ilustrada, todos os pormenores que o cirurgião plástico ou dermatológico – jovem ou mais experiente – necessita para iniciar sua prática na cirurgia da calvície. É com satisfação que testemunho o amadurecimento e respeitabilidade que esta especialidade adquiriu, e que este livro muito bem exemplifica.

Rio de Janeiro julho 2011
Ivo Pitanguy


Dr. Henrique com seus colegas, co-editores Ricardo Lemos e Tony Ruston

Voltar ao topo